Tinta Ecológica: uma ideia sustentável!

Toda construção civil, após sua estrutura pronta, é finalizada com uma pintura para dar uma estética melhor ao ambiente, mas você sabia que o descarte dessas tintas convencionais pode gerar sérios problemas ao meio ambiente?

Isso mesmo, não são apenas o uso e o descarte incorreto do material utilizado na obra que acarretam em prejuízos à natureza, mas também a utilização de alguns produtos químicos. Resíduos de tintas, vernizes e solventes podem ser facilmente absorvidos pelo solo, e o descarte incorreto destas tintas tóxicas em pias, bueiros e tanques pode acarretar na contaminação de todo o lençol freático.

Construir com materiais ecologicamente corretos já é possível e a Construwerner tem as soluções perfeitas para tornar a sua obra sustentável. Clique aqui e conheça os materiais sustentáveis indicados para uma obra de segurança! Mas agora você deve estar se perguntando: “como manter um ambiente esteticamente belo sem a utilização de químicos ofensivos a natureza?”

A Construwerner vai te dar uma solução sustentável e viável financeiramente: que tal aprender a fazer tinta ecológica? Siga com a gente e aprenda o passo a passo desta receita!

Utilizar tinta ecológica traz grandes vantagens ambientais, uma lata de tinta chega a cobrir de 70 a 90m², o que é rentável já que seu custo equivale a um valor 70% mais barato que a tinta convencional. Além da tinta à base de terra, um modelo de tinta à base soja também pode ser uma boa alternativa para se investir e ajudar o meio ambiente.

Anote aí o que você vai precisar:

  • Pigmentos como areia, urucum, açafrão ou diferentes tonalidades do solo a serem usados na obtenção da cor desejada;
  • Uma lata ou balde vazio de 3,6L;
  • 10L de água;
  • 1Kg de cola branca;
  • 8 à 5Kg de terra argilosa.

Para preparar a sua tinta, primeiro misture a água com a terra. Depois, usando uma peneira fina, transfira a mistura e acrescente a cola branca aos poucos, sempre misturando bem. Feito isto, coloque a cor do pigmento desejado até obter a cor esperada e a sua tinta estará finalizada, pronta para decorar o ambiente!

Dica Extra: Caso queira utilizar a tinta com uma consistência mais grossa, não utilize a peneira e acrescente a cola branca diretamente. Se quiser utilizar uma tinta mais fina, passe a mistura pela peneira por duas vezes ou até obter a consistência desejada.

Com a Construwerner ficou mais fácil ter uma obra 100% sustentável para o bolso e para o meio ambiente, não é mesmo? Entre em contato conosco e faça parte deste time que ama e cuida desta terra!

Leia também, você vai gostar:

No Comments Yet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.