Você sabia que o Brasil é um dos países com maior quantidade de obras certificadas como sustentáveis no mundo?

Isso mesmo. Este dado é do Green Building Council Brasil (GBC) e coloca o Brasil entre os 5 países do mundo que mais se preocupam com as construções ecológicas. E se você está construindo a sua casa e quer fazer parte desta estatística ou que tornar o seu lar um pouquinho mais amigo do meio ambiente, a gente está aqui para te ajudar!

Hoje preparamos 8 dicas para tornar o seu lar – seja ele ainda um sonho, um obra ou uma construção já pronta – um casa sustentável. Confere só:

Para ser considerada uma obra plenamente sustentável, a sua casa precisa atender uma série de exigências técnicas, que vão desde a escolha do material utilizado na sua construção. Porém, é possível, através de algumas medidas simples e de baixo custo, contribuir para o meio ambiente através da sua casa e do seu estilo de vida.

– Na hora de elaborar o projeto do seu sonhado lar, priorize janelas grandes. Quanto maior a janela, maior a entrada de luza natural no ambiente, o que economiza energia elétrica, além de garantir uma boa ventilação.

– Quanto aos materiais utilizados na construção, dê preferência aos tijolos ecológicos. Eles recebem este título pois utilizam pouca água e não há queima na sua fabricação, ou seja, seu processo de produção não emite gases poluentes. Além disso, seu formato garante mais facilidade na construção, dispensa o uso de cimento e produz menos entulho.

– Feita a estrutura, é hora de pensarmos no telhado da sua casa. As telhas termoacústicas são uma excelente opção de cobertura ao aliar conforto e sustentabilidade. Formada por duas chapas de telha galvalume recheadas por uma camada de poliestireno expandido – EPS, ela garante  eficiência no isolamento da temperatura, diminuindo gastos com ar-condicionado e aquecedores.

– Instalar toldos ou brises auxilia a diminuir o aquecimento do ambiente nos dias de maior calor, reduzindo gastos com aparelhos de ventilação.

– Dê preferência para lâmpadas LED, que são mais econômicas e duráveis que os demais modelos.

– Outra excelente forma de economizar energia e tornar sua casa mais sustentável é investir em painéis de energia solar.

– As descargas são as responsáveis por um dos maiores desperdício de água em uma casa, mas resolver este problema é super simples! Invista nas descargas com caixa acoplada, onde há a possibilidade de duas cargas diferentes de água conforme o botão que você escolher: três litros ao apertar o botão menor ou seis litros ao apertar o botão maior.

– Calhas, cisternas ou tanques que coletem água da chuva são uma ótima alternativa para evitar gastar água potável em tarefas como regar o jardim, lavar o carro e o quintal ou até mesmo dar descarga em vasos sanitários.

– Usar torneiras com aerador (o popular “chuveirinho”) garante uma vazão de água menor, evitando o desperdício.

– Por fim, ao mobiliar a sua casa, dê preferência para aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos com o selo Procel, que indica melhor eficiência energética, ou seja, consomem menos energia elétrica.

Gostou destas dicas e quer saber mais? Então acompanhe a gente também no Facebook.com/construwerner e no Instagram @construwerner. Solicite o seu orçamento sem compromisso pelos telefones (51) 998-185-609 com Vanessa / (51) 996-582-606 com Jerson / (51) 999-582-214 com Andressa.

Fonte: CicloVivo