Com a chegada do outono as temperaturas ficam mais amenas e é possível perceber a umidade relativa do ar. Os ventos constantes e intensos característicos da estação facilitam a entrada e proliferação de bactérias no ar, inclusive dentro de locais fechados.

Nesta época do ano é importante realizar a purificação do ar dentro de casa, pois a contaminação do mesmo pode resultar em bactérias e microrganismos que atacam o nosso sistema imunológico, ocasionando ressecamento de pele e crises alérgicas.

Há diversas formas e produtos que são utilizados na purificação do ar, mas você sabia que é possível realizar este processo de forma natural, sem prejudicar sua saúde nem o meio ambiente? As soluções caseiras são grandes aliadas quando o ar está  muito seco e há poeira espalhada pela ambiente.

Quer saber como purificar seu lar? Então continue com a gente!

Antes de irmos para as dicas, é preciso esclarecer que limpar a casa regularmente não significa que esteja purificada ou limpa. Para que se tenha um ar de qualidade significativa é necessário atentar também para outros fatores, sendo eles:

  • Ventile cômodos internos: facilite a entrada de ar em todos os cômodos da casa pelo menos 30 minutos por dia. Procure ventilar a residência em horários com menos tráfego, se você fizer isso todos os dias, com certeza o ar será renovado;
  • Controle mofos: a presença de mofo nos locais mais úmidos como as paredes, pode causar e/ou agravar doenças respiratórias e de pele, para evitar o seu surgimento é necessário manter o ambiente bem ventilado. Caso note a presença, busque controlar o mais rápido possível com produtos fungicidas;
  • Não acumule objetos: a decoração minimalista é simples e mais saudável e quando o assunto é purificar o ar, menos é mais, pois o acumulo de objetos dificulta a eliminação de pó e ácaros. Ursos de pelúcia, estofados e tapetes costumam gerar muita poeira, procure expor ao sol em curtos períodos de tempo. Se você tiver animais de estimação dentro de casa, cuide sempre da higienização deles e de seus brinquedos, mantendo limpos e desinfetados;
  • Não fume dentro de casa: as toxinas do cigarro circulam como partículas no ar e prejudicam a saúde de todos que habitam no local. Por tanto, se você tem o hábito de fumar, procure fazer isso fora de casa, em locais abertos;
  • Use produtos ecológicos: produtos industrializados, apesar de serem eficazes e facilitarem a limpeza, não são as melhores opções. Detergentes e desinfetantes possuem partículas químicas que podem causar problemas respiratórios, sendo assim, opte por produtos ecológicos, com essências e cascas de frutas.

Pronto, seguindo esses passos você terá um ar de qualidade e sempre purificado dentro do seu lar!

Quer saber como ter um ar mais natural? Utilize materiais ecológicos materiais ecológicos na sua obra, como o tijolo ecológico e a telha termoacústica, vem saber mais clicando aqui.